Início cultura Artistas e bandas que cantam em bokmål (+ playlist!)

Artistas e bandas que cantam em bokmål (+ playlist!)

por Norueguês na Floresta

Ouvir música é um jeito muito bom de estudar uma língua. Não só melhoramos a compreensão, aprendemos pronúncia, construções gramaticais e vocabulário, como também aprendemos muito sobre a cultura do país. 

Quem acompanha o cenário musical norueguês se depara com muitas bandas e artistas cantando em inglês, como Aurora, Sigrid, Röyksopp, Dagny e Astrid S – para não mencionar a-ha, a banda norueguesa mais famosa internacionalmente – o que é um problema para quem quer aprender norueguês e gostaria de ouvir música cantada em bokmål, a variante mais comum e a mais ensinada nos cursos de norueguês

De acordo com o Språkfakta 2015, relatório com informações e estatísticas sobre a situação línguística da Noruega, só 4 entre 10 artistas acham mais fácil se expressar em norueguês do que em inglês. Dos 809 artistas membros no GramArt, a maior organização norueguesa de artistas, 64% cantam só ou parcialmente em inglês, enquanto apenas 16% cantam em norueguês. 

Mas ainda assim tem muita música escrita em bokmål! Por isso, se você está estudando norueguês e gostaria de treinar a língua através da música, listei alguns artistas que cantam em bokmål ou que pelo menos já lançaram álbuns com letras escritas nesta variante da língua norueguesa. 


Também criei uma playlist com mais de 80 canções no Spotify para você ouvir, curtir e treinar seu norueguês (veja mais abaixo).


Vamos à lista dos artistas!



  1. ANITA SKORGAN (1975 – atualmente)

Origem: Gotemburgo/Oslo

Gênero: pop, eurovision


Anita Skorgan nasceu em Gotemburgo, na Suécia, onde viveu até os 7 anos de idade, quando se mudou para Oslo com sua família. Queridinha da Noruega, ficou famosa na década de 70 ao representar o país em várias edições do concurso musical europeu Eurovision. Ela é uma cantora muito popular e até hoje se apresenta pelo país com a casa cheia.



  1. ANJA GARBAREK (1992 – atualmente)

Origem: Oslo

Gênero: jazz, eletrônica, trip hop


Anja Garbarek debutou na cena musical em 1992, com o álbum Velkommen Inn (1992), única produção em norueguês de sua carreira (todo o resto da sua discografia foi gravado em inglês). Ela é filha do famoso saxofonista norueguês Jan Garbarek. 



Avgvstvs – Foto: Edward Ferner

  1. AVGVSTVS (2017 – atualmente)

Origem: Oslo

Gênero: pop, rap, soul, hip hop


Pode se dizer que Avgvstvs começou sua carreira artística nas aulas de norueguês do colégio, onde sempre tirava nota máxima em seus textos. Por muito tempo pensou em se tornar escritor, até que acabou na área musical, escrevendo canções sobre suas experiências pessoais na região oeste de Oslo (Vestkanten, parte mais rica da cidade). 

Nunca tinha ouvido falar dele até uma recomendação do Spotify, através da música Distanse (2020). Confesso que não me identifico muito com as letras, mas gosto muito do som e da vibe que ele passa com os arranjos. Outras canções famosas são For All Tid (2017) e CKMO (2020). Também recomendo as canções O.G. (2022) e Aprikos (2018).



  1. DELILLOS (1984 – atualmente)

Origem: Oslo

Gênero: pop, rock, indie rock


Uma das bandas mais famosas da Noruega, DeLillos tem um som muito agradável, com uma vibe meio verão (como a banda Postgirobygget, veja mais abaixo). Se você já está na Noruega há algum tempo, com certeza já ouviu algumas canções no rádio, TV, ou em festas, como Neste Sommer (1993), Smak av Honning (1995), Kokken Tor (1993) . 



  1. DUMDUM BOYS (1978 – atualmente)

Origem: Trondheim

Gênero: rock, pop, alternativo, pop rock


A banda teve início no final dos anos 70, sob influência do punk rock. Naquela época a banda tinha outro nome e cantava em trøndersk (dialeto de Trondheim), mas em meados da década 80 o nome Dumdum Boys foi escolhido, as canções passaram a ser escritas em bokmål e o resto é história. É uma das bandas de rock mais famosas da Noruega, com sucessos como Splitter Pinne (1989), Englefjes (1990)  e Enhjørning (2006).



  1. JAHN TEIGEN (1967 – 2020)

Origem: Tønsberg

Gênero: pop, rock, rock progressivo


Jahn Teigen foi um dos maiores cantores da Noruega, seu falecimento no início de 2020 pegou todo mundo de surpresa e deixou o país de luto. Ele iniciou sua carreira em meados da década de 1960, atingindo muito sucesso nas décadas seguintes. Chegou a representar o país inúmeras vezes no Eurovision, sendo algumas dessas vezes ao lado da também cantora Anita Skorgan. Os dois foram o casal de artistas mais famoso do país na década de 80, quando foram casados por alguns anos e tiveram uma filha, Sara Skorgan Teigen.

Seus maiores sucessos são as canções românticas Det vakreste som finns (1988) e Min Største Kjærlighet (1979).



  1. JOKKE & VALENTINERNE (1982 – 1994)

Origem: Oslo

Gênero: rock, punk rock, hard rock


Jokke & Valentinerne foi uma das bandas de rocks mais famosas da Noruega, mas chegou ao fim em 1994, após o lançamento do álbum Alt Kan Repeteres. Algumas de suas canções mais famosas são Alt Kan Repareres (1987), Her Kommer Vinteren (1991) e Ta Meg Med (1994). 



Kaja Gunnfusen – Foto: Lisa Lind

  1. KAJA GUNNUFSEN (2010 – atualmente)

Origem: Ås, Viken

Gênero: pop, folk


As canções da Kaja Gunnufsen falam de assuntos bem atuais, com uma linguagem bem direta e sem muitos rodeios. Adoro a ironia e o tipo de humor que ela usa nas letras, além disso ela fala palavrão, usa gírias, o que é diversão na certa e vai te fazer aprender o “jeito jovem” de falar norueguês. Recomendo o álbum Faen Kaja (2014), tem músicas ótimas e acredito que muitas meninas no fim da adolescência/começo da idade adulta vão se identificar muito com as letras.



  1. MORTEN HARKET (1993 – atualmente)

Origem: Kongsberg, Viken

Gênero: pop, rock


Nada menos do que o vocalista da banda norueguesa mais famosa de todos os tempos, a-ha, Morten Harket lançou sua carreira solo em 1993. A maior parte de sua discografia solo é em inglês, com apenas dois álbuns em norueguês: Poetenes Evangelium (1993) e Vogts Villa (1997).



  1. POSTGIROBYGGET (1996 – atualmente)

Origem: Trondheim/Oslo

Gênero: pop, rock, pop rock


A banda se formou em Trondheim, mas os integrantes são da região de Oslo e cantam em bokmål. Se você já passou pelo menos um verão na Noruega, é certeza que você já ouviu pelo menos algumas músicas da banda. Tidløs, Idyll e En Solskinnsdag são alguns dos maiores sucessos de verão da música norueguesa, todas composições do Postgirobygget, claro. 



  1. SIRI NILSEN (2007 – atualmente)

Origem: Oslo

Gênero: pop, folk, folk rock 


Siri Nilsen não lança material novo desde 2014, mas acho sua música muito agradável, calminha, as canções são fáceis de acompanhar lendo a letra, super recomendo! Gosto muito do álbum Alle Snakker Sant (2011).



Wenche Myhre – Foto: Bjørn Opsahl

  1. WENCHE MYHRE (1960 – atualmente)

Origem: Oslo

Gênero: pop, schlager, pop rock


Wenche Myhre é uma das maiores estrelas na cena musical norueguesa, se não for a maior. Com a carreira ativa desde o início da década de 1960, fez muito sucesso não só na Noruega, mas também na Alemanha, onde lançou vários álbuns em alemão. Recomendo o álbum Vi Lever (1983) e sua música título, simplesmente linda, tanto a música quanto a letra! 



PLAYLIST COM CANÇÕES EM NORUEGUÊS BOKMÅL (SPOTIFY)


Aqui vai uma playlist bem variada com canções em bokmål. Adicionei todas as canções mencionadas acima e há canções dos anos 60 até os dias atuais, do pop ao punk rock para não deixar nenhum gosto de fora. Agora é só ouvir e encontrar canções que fazem o seu estilo!

É relativamente fácil encontrar a letras dessas músicas onlines, mas caso você se depare com letras online que não estão 100% corretas e quer tirar alguma dúvida, deixe um comentário aqui que tentarei te ajudar. Sei como é frustrante encontrar letras erradas pela internet, devia ser proibido postar letras online sem ter certeza antes de que tá tudo certinho, né? haha





Além dos artistas/bandas mencionados no post, adicionei na playlist outros artistas que geralmente cantam em outra variante ou em dialeto, mas as músicas adicionadas são cantadas em bokmål, claro. Um exemplo é a banda Razika, que canta no dialeto de Bergen e tem o skarre r (aquele r raspado na garganta, como o r da língua francesa). Encontrei duas músicas da banda escritas em bokmål, mas pronunciadas com o sotaque do dialeto de Bergen, bem interessante!



Espero que você goste das músicas! Não deixe de comentar aqui sua música preferida da playlist, hein? 🙂



Imagem de capa criada no Canva.com

Posts relacionados

1 comentário

Artistas e bandas da Noruega que cantam em dialeto (+ playlist) – Norueguês na Floresta 10/10/2022 - 12:18

[…] Se você mora numa cidade maior, onde o dialeto falado se pareça com bokmål, uma das variantes escritas do norueguês, recomendo que você dê uma olhada no post Artistas e bandas que cantam em bokmål (+ playlist!). […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso continue no site, presumimos que você está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais