Início cultura 8 razões da Noruega ser o lugar perfeito para introvertidos

8 razões da Noruega ser o lugar perfeito para introvertidos

por Norueguês na Floresta

Você é uma pessoa introvertida?

O introvertido é aquela pessoa que precisa de tempo sozinha para recarregar as energias após interações sociais, enquanto o extrovertido é aquele que recarrega as energias na companhia de pessoas. Não tem nada a ver em não gostar de pessoas, como muita gente enganadamente confunde introversão com timidez e fobia social, mas simplesmente sobre como lidar com os estímulos sensoriais. 

A pessoa introvertida é mais voltada para o mundo interior, enquanto o extrovertido é mais voltado para o mundo exterior, como o nome sugere. Por exemplo, o extrovertido é aquele que adora conhecer gente nova, lugares novos, é mais aventureiro no sentido de não ficar pensando muito, vai lá e faz, às vezes acontece rápido até demais. Isso acaba sendo um ponto negativo, já que, por exemplo, ao falar na velocidade do pensamento, e, sem refletir o uso das palavras, acaba por ofender pessoas sem querer. 

Já o introvertido funciona de maneira bem diferente: é aquela pessoa que parece ser quieta, fala baixo, não chama muito a atenção pra si, já que detesta ser o centro das atenções. Também prefere lugares calmos e interações com menos pessoas de uma vez. O introvertido prefere, um milhão de vezes, passar uma sexta à noite em casa, com um bom livro ou filme, do que na balada mais top do momento com um bando de desconhecidos. 



BRASIL – O EXTROVERTIDO / NORUEGA – O INTROVERTIDO


Só com essa pequena descrição você já deve ter sacado que o Brasil tem um estereótipo bem extrovertido, né? Quanto mais festa e gente junta, melhor – e outra, tem feriado no mínimo uma vez por mês, o que dá oportunidade para mais tempo livre e ainda mais festa. Não é à toa que o mundo conhece o país através de uma festa, o carnaval. Você conhece pessoas enquanto espera na fila da casa lotérica, ou no ônibus, não há limite para conversar com uma pessoa como se fosse uma conhecida de anos. 

Na Noruega as coisas são completamente diferentes. É tão pouca gente no país que na grande maioria das cidades nem fila tem, se tem anda tão rápido que nem dá tempo de puxar assunto. No ônibus, a regra não dita é que você jamais se senta no assento vazio ao lado de uma pessoa. Todos os assentos vazios têm que ser ocupados primeiro, até o assento do fundo, só aí você pode se atrever a se sentar ao lado de um assento ocupado. No Brasil é comum a pessoa não só se sentar, mas ainda puxar papo, mesmo se você estiver lendo um livro ou usando fone de ouvido. 

Bom, pensando nessas diferenças e chegando à conclusão de que a Noruega tem o perfil bem introvertido, compartilho aqui 8 razões da Noruega ser o país ideal para introvertidos. Vamos lá!



  1. NATUREZA MARAVILHOSA E CALMARIA EM TUDO QUANTO É CANTO


A Noruega não só é um país pequeno, cuja área é menor do que o estado de Mato Grosso do Sul, mas também é um dos países menos populosos do mundo, com cerca de 5,3 milhões de habitantes. Isso significa que ruas, estradas e lojas raramente estão lotadas, e que há sempre natureza por perto. Introvertidos adoram passar tempo em suas cabeças, refletindo, contemplando, especialmente em lugares calmos. Você consegue então pensar em algo melhor do que ir andar por aí, sem ninguém à vista? Pois é!

Na verdade, esse é o esporte nacional: caminhadas em ambientes naturais. Esquiar vem em segundo lugar, o que mostra que o amor que eles sentem pela natureza é parte da cultura norueguesa. Tem até mesmo um ditado expressando essa paixão nacional, que diz assim: “ut på tur, aldri sur”, algo como “saia para caminhar e nunca fique triste”. Faz o maior sentido, porque como se sentir mal ao sair para caminhar e ver uma paisagem dessas:

Impossível!


  1. OS NORUEGUESES ESTÃO DE BOAS SÓ COM UM “OI!”


O povo brasileiro, sendo bem extrovertido, ao encontrar um conhecido na rua é praticamente esperado que você pare pra bater papo. É normal perguntar tudo e um pouco mais, como a pessoa tá, o que ela tem feito, o que ela tá fazendo ali, pra onde ela vai depois, como tá a mãe, a tia, o cachorro, a vizinha, quando a pessoa vai casar, o assunto rende que é uma beleza, né? Se você é introvertido e se sente incomodado em discutir sua vida assim com quem você não tem muita intimidade, caso você fale só um “oi” e saia andando é visto como sem educação, pra não dizer bem rude. 

Na Noruega, dizer só “oi” e continuar andando é totalmente aceitável. Imagine viver numa cidade do interior, onde todo mundo conhece todo mundo, literalmente. Você não iria fazer nada da sua vida se você tivesse que parar e bater papo com todo mundo, ainda mais num frio intenso. Ninguém aguenta! Então as pessoas aqui escolhem entre essas opções:

1. não dizer nada e fingir que não viu (ainda totalmente aceitável culturalmente);

2. dizer oi e continuar andando, 

3. ou o menos popular, realmente parar e conversar sobre os tópicos que eu comentei ali em cima.



  1. DÁ PRA RESOLVER PRATICAMENTE QUALQUER COISA ONLINE


Assim que você abre uma conta num banco norueguês, você recebe uma assinatura eletrônica (BankID) junto com um aparelho eletrônico (kodebrikke) do tamanho de uma chave que te dá uma senha diferente a cada vez que você o aperta. Com isso você consegue logar em vários sites do governo, é a sua identidade digital. 

Precisa da cópia de sua certidão de nascimento/casamento? É só pedir online. Precisa abrir outra conta no banco? Faça online. Quer economizar papel? Abra uma caixa postal eletrônica e receba tudo o que for possível lá (cartas do governo, documentos de seguro, etc). Você ainda pode fazer compras de supermercado online e pedir pra entregar em casa, caso você viva em cidades grandes (o que não é o meu caso).

Por que gastar tempo com deslocamento e interações desnecessárias quando tudo está a apenas um clique de distância, afinal? 



  1. OS NORUEGUESES DIZEM MUITO DIZENDO QUASE NADA


Falando em interações desnecessárias no item acima, aqui vão alguns exemplos de como os noruegueses dizem muito dizendo na verdade quase nada. Isso é o que a gente pode chamar de interação direto ao ponto:


Expressão em norueguêsSignificado
Du?Com licença, posso ter um pouco de sua atenção, por favor?
Oi?Nossa, desculpa por ter me trombado em você!
Nei, men!Gente, não acredito, quanto tempo não te vejo!
(quando você encontra alguém inesperadamente)
Hæ?Não escutei, entendi o que você disse, pode repetir, por favor?
Ellers?Como vão as coisas com você e sua família?
(traduzido daqui)


  1. AUTOATENDIMENTO EM CAIXAS


Se você é uma pessoa introvertida, com certeza se sente completamente exausta(o) depois de um dia longo de trabalho, especialmente se você passa o dia falando com pessoas. 

Eu não via sentido em caixas de autoatendimento (em norueguês se diz selvbetjent kasse) até o dia em que eu estava com uma “ressaca” daquelas depois um dia extremamente social no trabalho. A ressaca do introvertido acontece após períodos prolongados de interações sociais intensas, o que acaba causando sintomas físicos como dor de cabeça, dificuldade de concentração/para tomar decisões, sensação de estar “fora de órbita”, palpitação, tremores corporais, etc. 

Com sintomas desses, só a ideia de ir no supermercado e interagir com ainda mais gente, nem que fosse só a interação de passar as compras no caixa e pagar, me deu vontade de chorar. 

Mas qual não foi minha surpresa aquele dia, pois haviam acabado de instalar caixas de autoatendimento! Isso me deu a oportunidade de fazer as compras super rápido, porque muita gente ainda prefere os caixas com funcionários e não tive que esperar na fila. Acho que nessa situação todo mundo sai ganhando, tanto o cliente como o funcionário, porque evitamos interações desnecessárias e o funcionário do supermercado não é interrompido a cada 5 minutos – aqui não é comum ter um funcionário pra cada função, como no Brasil, já que a mão de obra é cara e não dá pra empregar uma pessoa pra fazer só uma coisa. Os funcionários fazem tudo, ficam no caixa, repõem os produtos nas prateleiras e em muitos casos ainda limpam a loja. 



  1. VISITAS SURPRESAS NÃO SÃO BEM-VINDAS


A regra não dita é que você SEMPRE deve combinar antes de ir visitar alguém. Claro que há exceções, mas é considerado rude e invasivo tocar a campainha sem avisar a pessoa antes. Espero que você esteja feliz em saber que há pequeníssimas chances de alguém aparecer assim do nada e te interromper enquanto você estiver no meio de algo importante, não importa o quê. O sonho de qualquer introvertido, né? 



  1. ELES NÃO GOSTAM DE LIGAR SÓ PRA BATER PAPO


Introvertidos simplesmente detestam falar pelo telefone. Não só é intrusivo, pois um telefone tocando demanda uma resposta imediata, mas também confuso, porque não dá pra gente ver as expressões faciais da pessoa e fica difícil saber o que a pessoa está sentindo realmente. 

Os noruegueses, sendo um povo de poucas palavras, não ligam pra bater papo só porque não têm nada pra fazer. Geralmente eles enviam uma mensagem antes, e, se necessário, marcam um horário pra te ligar se não dá pra resolver por mensagem. Eles até ligam assim do nada, mas geralmente em situações extremas e são geralmente breves. Eu sinceramente levo até susto quando meu telefone toca, porque com quase certeza é algo sério.



  1. TUDO BEM NÃO FICAR SE EXPLICANDO


A palavra “privacidade” é praticamente inexistente no Brasil. Por exemplo, se alguém te convida pra uma festa, um churrasco, qualquer evento, e você não pode ir, não é socialmente aceitável dizer só um “Sinto muito, mas não vai dá pra eu ir”. Com certeza vão te perguntar o porquê de você não poder ir, e geralmente não aceitam até você explicar por A+B que realmente não dá. Ser discreto e não explicar tudo não é aceitável, é ou não é?

Na Noruega, ao contrário, é bem mais fácil. Ninguém espera que você mude todos os seus planos porque eles querem que você vai ao evento deles, tá super de boas dizer “Obrigada pelo convite, mas não vai dar”, e é isso. Ninguém espera explicações quilométricas. 

De todo jeito, se alguém perguntar algo pessoal e você se sentir desconfortável explicando, você pode simplesmente dizer “dette er en privatsak” (é pessoal). Eles vão responder “Beleza” e fim da discussão.


E aí, achou que a Noruega parece um lugar legal de se morar depois de ler essa lista? Ou chegou até aqui confirmando que não tem nada a ver com você?

Posts relacionados

3 comentários

Como surgiram os sobrenomes noruegueses – Norueguês na Floresta 22/08/2022 - 17:27

[…] pois além de escolher nomes de família com origem em aspectos da natureza, eles ainda têm a caminhada ao ar livre como esporte nacional. […]

Responder
5 dicas para aprender norueguês rápido – Norueguês na Floresta 04/09/2022 - 18:21

[…] Na Noruega não é assim. É frio a maior parte do ano e as pessoas passam muito mais tempo em casa. Amizades são feitas em lugares onde as pessoas passam muito tempo juntas, ou seja, na escola, no trabalho, ou uma atividade extracurricular, um hobby, etc. Mesmo se você sair para algum pub, é muito incomum fazer amizade com noruegueses da sua própria faixa etária desse jeito, até porque as pessoas vão juntas em grupinhos, grupos esses que se conhecem desde a creche ou a escola primária. Não é assim que eles do nada vão aceitar um novato na turma, seja esse novato norueguês ou estrangeiro. Isso é algo cultural que é bem estranho para nós, brasileiros, já que puxamos papo com qualquer pessoa, em qualquer lugar, esteja a pessoa sozinha ou acompanhada.  […]

Responder
14 coisas que eu amo na Noruega – Norueguês na Floresta 18/09/2022 - 11:15

[…] já tinha escrito sobre isto em outro post aqui no blog, mas repito: dá para resolver quase tudo o que é burocrático online. Abrir e fechar conta em […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso continue no site, presumimos que você está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais