Neste mês de setembro completo 8 anos vivendo na Noruega. Por causa disso, compartilho hoje uma lista com 14 coisas que eu amo sobre a vida aqui. Vamos lá!
- Sensação de paz
Aqui na Noruega eu sinto uma sensação de paz que nunca senti antes. Como moro no interior, aqui tem pouco tráfego e nunca preciso me estressar em pegar trânsito.
As estradas são relativamente vazias (a não ser em vésperas de feriado), não há estresse para procurar lugar para estacionar, os vizinhos não são barulhentos, cachorros são treinados para não latir o tempo todo, enfim, é uma delícia não ter muita coisa te estressando no dia a dia.
- Morangos noruegueses
Morango é o alimento que eu mais amo nesse mundo, e, sinceramente, até hoje não provei morangos mais deliciosos que os da Noruega. São docinhos, com um aroma e sabor inigualáveis!
Te garanto: se um dia você provar os morangos noruegueses, você vai até perder a vontade de comprar morangos no Brasil, porque nem se compara. O morango precisa de muito sol e noites amenas para se desenvolver com o melhor sabor possível, e isso a geografia da Noruega oferece de sobra, com cerca de 20h de luz solar no verão e noites bem amenas. Ou seja, nesse quesito o Brasil simplesmente nunca conseguirá acompanhar.
Além disso, sempre me sinto enganada quando compro morango no Brasil, pois a bandeja tem morangos enormes e lindos por cima, e morangos minúsculos e feios embaixo. Na Noruega, o tamanho dos morangos nas bandejas são muito similares e não sinto que estão tentando me enganar.
Preste bem atenção quando for comprar morangos na Noruega, pois nem todo morango vendido aqui foi plantado aqui. A safra dos morangos noruegueses é de junho a agosto, no resto do ano é possível encontrar morangos holandeses e espanhóis à venda, que são muito gostosos também e vale a pena provar, mas o morango norueguês é realmente especial.
- Proximidade com a natureza
A proximidade com a natureza está presente em praticamente toda foto sobre a Noruega que a gente vê por aí, rs. É foto de montanha, fiorde, mar, aurora boreal, floresta…e umas casas no meio do nada! kkkkkk A natureza deste país é de uma beleza impressionante e os noruegueses sabem muito bem aproveitá-la, não importa a estação.
As casas geralmente possuem jardins espaçosos, com muito verde em volta, isso quando não há floresta/área verde bem perto das residências também. O ar é limpo e muito puro, e a vista da janela é quase sempre maravilhosa, o que ajuda a relaxar e deixa a gente de bom humor, né? Simplesmente amo!
- Bom poder de compra
Apesar das coisas serem caras, o poder de compra é muito bom aqui, principalmente comparando com o Brasil. Mesmo se você não ganha tanto, é possível economizar bastante comprando marcas mais baratas no supermercado e os produtos tem uma qualidade muito boa.
Tudo bem que muitos produtos, principalmente objetos de decoração, móveis, etc., são made in China, mas acho que tudo custa muito mais barato relacionado ao salário daqui. No Brasil, qualquer coisa relativamente bonitinha custa os olhos da cara, porque parece coisa de rico e o povo paga. Aqui tem muita coisa bonita em lojas baratas como Søstrene Grene, Clas Ohlson, Jysk, e para não falar da Ikea… tudo muito lindo e com qualidade.
Se você trabalha em período integral, você terá condições de viver uma vida confortável, não importa muito com o quê você trabalhe. Em cidades maiores, o custo de vida é maior, mas mesmo assim o normal é dinheiro sobrar no fim do mês, nem que seja um pouquinho. A vida é confortável, mas é longe de ser luxuosa.
Enquanto no Brasil as pessoas tentam pagar o mínimo necessário para existir, na Noruega, com o aumento de preços, vi no jornal uma mãe solteira reclamando do aumento dos preços, dizendo que agora usa o dinheiro que sobrava no fim do mês para montar uma reserva de emergência em vez de colocar na poupança dos filhos. Ou seja, tá apertando mas ainda tá é muito bom. No Brasil, a gente até ri sem graça com uma citação dessa, pois onde que isso é passar aperto, né? Mesmo com a alta dos preços, a vida na Noruega ainda está muito melhor que em muitos países e não há como negar.
A regra aqui é o dinheiro sobrar, e não se endividar para colocar comida na mesa, como infelizmente é comum no Brasil. Há pobreza na Noruega? Sim, mas é bem diferente do nível de pobreza existente em solo brasileiro.
Aqui também tem muita promoção boa, vira e mexe há promoções em supermercados com vários produtos custando 10 kr, há vários programas de fidelidade com muitos descontos e acúmulo de pontos nas lojas/supermercados, além de mega promoções no fim do inverno e do verão. Se você planeja, dá para economizar bastante e viver bem.
Noruega: riqueza material, pobreza espiritual
- Pessoas cordiais
Os noruegueses são pessoas muito cordiais, pelo menos no interior do país (minha opinião muda drasticamente quando estou em Oslo, rs).
Quando você faz caminhada na natureza e encontra outra pessoa na trilha, vocês se cumprimentam com um “hei!” (oi!), mesmo se vocês não se conhecerem. Bom, quase todo mundo. 🤭
Trabalho lidando com o público e os clientes são, em sua grande maioria, muito educados, gentis e respeitosos. Você não é visto como sendo alguém menos importante por trabalhar atrás de um balcão, sabe? Eles confiam que você sabe o que está fazendo e não ficam tentando te humilhar, tentando te ensinar a sua função, como já vi acontecer várias vezes no Brasil.
Se um cliente não gosta do produto ou do serviço, ele pensa 10x antes de reclamar, e, quando o faz, faz de maneira cuidadosa e respeitosa (em 95% das vezes). Nunca experienciei um barraco aqui, nem um “chama o gerente!!!”, rs.
Isso é bom para o funcionário, mas será que é bom para o estabelecimento/para o dono do negócio? Tem hora também que esse cuidado extremo irrita, porque o serviço tá ruim e eles não dizem a verdade, rs! Como também melhorar se ninguém reclama? Mas como funcionária não tenho muito que reclamar.
Acho os noruegueses extremamente cordiais quando agradecem, são várias expressões norueguesas para agradecer, o que eu acho o máximo!
- Quase nenhum homem vai mexer com você na rua
A cultura do “fiu fiu” é praticamente inexistente na Noruega. Em todos esses anos morando aqui, eu nunca presenciei um norueguês cantando uma mulher na rua, nem olhando para uma mulher como um cachorro olha um frango assado no açougue, como é comum no Brasil (e extremamente nojento, né, diga-se de passagem). Contudo, já presenciei homens de outras nacionalidades falando coisas obscenas com mulheres aqui na Noruega.
Também acontece de nós, brasileiras e portuguesas, sermos encaradas por homens de uma religião específica, já que muitas de nós têm olhos e cabelos castanhos, feições que podem ser confundidas como de outras regiões do mundo. Eles olham feio mesmo, dizendo com o olhar furioso “por que você não está se cobrindo?”. Estamos na Noruega e não no Oriente Médio, né, fala sério. 🙄 Mas, no mais, esse assédio é infinitamente menor do que nós, mulheres, presenciamos no Brasil.
- Mercado de coisas usadas
Outra coisa que eu gosto na Noruega é o costume de vender e comprar coisas usadas. Apesar das pessoas terem, no geral, boas condições econômicas, não é nem um pouco mal visto vender coisas que você não usa mais.
O site finn.no, que é a versão norueguesa do Mercado Livre/OLX, etc., é usado para vender tudo quanto é coisa, de imóveis a carros novos e usados, de roupas a coisas de bebê, e dá para encontrar muita coisa boa por um preço melhor ainda.
Também é comum ver brechós e lojas de coisas usadas nas cidades, vendendo tudo quanto é coisa que você possa imaginar, de talheres a livros, de brinquedos infantis a roupas de inverno. Só não economiza quem não quer!
- Estações bem definidas
O que mais me encanta aqui é a mudança das estações, que são muito bem definidas. Eu amo perceber a passagem do tempo através da mudança das cores na natureza, e, por mais que eu não ame todos os aspectos de todas as estações, aprendi a aceitar cada época, pois vejo que cada uma delas tem algo a nos ensinar.
Meu coração introspectivo ama as reflexões que a mudança das estações trazem consigo, pois cada uma delas demanda uma ação diferente, não dá para procrastinar senão se perde o momento, e isso me ajuda a viver mais no presente, driblando um pouco a ansiedade.
No Brasil, com a grama sempre verde, calor e sol o tempo quase todo, eu tinha muita tendência a ir empurrando as coisas com a barriga, “ah, amanhã eu vou”, “amanhã eu faço”, mas na Noruega você logo aprende que não é assim não. Se você não planta as sementes na primavera, você não colhe nada no outono. Se você não passa o verão preparando a lenha, você morre de frio no inverno. Se você não sair hoje e aproveitar o sol que está fazendo lá fora, pode ser que semanas se passem até você ter outra oportunidade. Não há como postergar as coisas e você acaba se tornando mais ativo também.
- Limpeza nas ruas
Bom, neste item nem tem muito o que falar, né? Quem não gosta de viver num lugar limpo? Sem bueiros entupidos, sem lixo no chão? Eu amo, uai.
- Segurança
Também não dá para não mencionar a segurança, né?
A Noruega é um país 100% seguro? Não, as pessoas ainda sofrem acidentes, sofrem violência e são mortas, pois onde tem gente vai ter coisa ruim acontecendo, mas aqui é num nível bem menor que no Brasil.
Só de poder sair de casa sem ter que ficar constantemente olhando para trás para ver se estamos sendo seguidas, só de poder tirar o celular e fazer uma ligação, filmar ou tirar foto sem ter medo de alguém querer te roubar, só de poder andar pela rua sem ter que pensar no pior já deixa a nossa cabeça bem mais leve.
- Muitos dialetos da língua norueguesa
Esse é o terror da maioria dos estrangeiros, mas eu amo, amo, AMO a riqueza da língua norueguesa quando o assunto é dialetos. Sou formada em Letras e apaixonada por linguística, por isso me sinto no céu morando num país com tanta variação dialetal.
No Brasil, chamamos as diferentes formas de falar de sotaque, mas na Noruega cada lugarejo tem seu próprio dialeto, e eles são tão diferentes que parecem línguas diferentes. Não quer dizer que é fácil, mas eu simplesmente amo ouvir as diferenças, são diversos fonemas, conjugações verbais, e as palavras e expressões então… um prato cheio para qualquer pessoa interessada em linguística!
- Muitas oportunidades
Este item é uma das razões de eu querer continuar morando aqui, mesmo tendo várias coisas que eu também não gosto neste país (vou escrever sobre isso em outro post).
A taxa de desemprego na Noruega é muito baixa, e agora, em setembro de 2022, os níveis estão por volta de míseros 2%. Muito se diz sobre o preconceito contra estrangeiros na hora de contratar alguém, mas graças a Deus eu nunca tive dificuldades em encontrar emprego aqui no interior do país, mesmo sendo estrangeira e tendo um nome bem português.
Tive muito mais dificuldade em arrumar emprego como nativa no Brasil do que como estrangeira na Noruega, por isso não posso reclamar. Também há inúmeras oportunidades para estudar, fazer cursos, mesmo você já estando empregado, e eu acho isso realmente demais.
- Dá para resolver quase tudo online
Eu já tinha escrito sobre isto em outro post aqui no blog, mas repito: dá para resolver quase tudo o que é burocrático online. Abrir e fechar conta em banco, pedir certidões de nascimento, casamento (e não custa nada), assinar documentos, abrir uma caixa dos Correios da Noruega (Posten) online e evitar receber muito papel em casa, enfim, é super prático!
Além disso, tenho a impressão de que tudo é informado à exaustão nos sites, tudo o que você pensar em perguntar provavelmente já está escrito lá, é só procurar.
Por exemplo, as regras de imigração, as regras para pedir diversos benefícios relacionados à maternidade, regras para tirar carteira de motorista, e isso com praticamente tudo!
A linguagem que eles usam é bem mais direta ao ponto do que a linguagem usada em sites do governo no Brasil, tenho sinceramente mais dificuldade tentando decifrar a burocracia brasileira em português do que a norueguesa, mesmo em norueguês. Mas outra coisa boa: na Noruega, os sites oficiais sempre tem tradução em inglês, o que facilita até para quem não domina o norueguês ainda.
- Cultura da confiança
Termino esta lista falando sobre a cultura da confiança. Na Noruega, as pessoas tendem a confiar umas nas outras. Por exemplo, no Brasil você precisa mostrar sua identidade em vários lugares e situações diferentes, além de ter que levar comprovante de residência, etc. Lá ninguém acredita em você até que você prove.
Aqui na Noruega, se você diz que é a pessoa tal, você é a pessoa tal. Tenho uma amiga brasileira que trabalhou na recepção de vários hotéis e ela, como era costume no Brasil, sempre pedia documento de identificação na hora de fazer o check-in. Os noruegueses não ficavam muito felizes com isso e muitos protestavam, haha!
Eles não gostam/não têm costume de ficar mostrando documento para qualquer um assim não, só quando são parados pela polícia ou ao passar pela imigração em aeroportos. Na minha primeira entrevista de emprego, levei uma pasta com todos os diplomas, certificados, etc, citados no meu currículo, mas a entrevistadora nem quis ver, mesmo eu oferendo. Consegui o emprego mesmo assim, pois ela confiou que eu estava dizendo a verdade.
É muito bom morar num país onde as pessoas têm a tendência de acreditar em você de primeira.
Bom, essas foram as razões que me fazem gostar de morar na Noruega. Você concorda com alguma delas? Deixe um comentário aqui me contando ☺️