Início língua norueguesa 5 dicas para aprender norueguês rápido

5 dicas para aprender norueguês rápido

por Norueguês na Floresta

Se você está com necessidade de aprender norueguês pra ontem, este post é pra você!

No post anterior eu contei como eu aprendi norueguês em um ano, por isso hoje venho compartilhar 5 dicas práticas pra você aprender norueguês o mais rápido possível! Vamos lá 😀



  1. ESCUTE MÚSICA EM NORUEGUÊS


Pela minha experiência, aprender uma língua é muito mais fácil quando a gente se diverte, então o que melhor do que começar ouvindo música? Quem não gosta de ouvir música, afinal?

Se dedique a ouvir música em norueguês, prestando bastante atenção na pronúncia, no uso das palavras, e traduza muito! Tem gente que não gosta de ficar traduzindo, mas ouvir música ajuda demais na aquisição de vocabulário, gírias e expressões idiomáticas. É possível aprender muita cultura a partir da música, e isso sem nem ter que sair de casa!

Crianças aprendem a falar na base da repetição, e que melhor repetição do que ficar ouvindo música sem parar? Hoje em dia está fácil encontrar letras de música online e pra traduzir é só usar o Google Tradutor, nem precisa comprar dicionário físico e ficar traduzindo palavra por palavra. Também é bem fácil ouvir música em norueguês, é só procurar no Youtube, Spotify, Apple Music… opção é o que não falta hoje em dia. 😀

Procure artistas de diferentes regiões do país, assim você não só aprende o norueguês ensinado nos cursos (bokmål), como também aumenta sua exposição a diferentes dialetos sem ter que ficar viajando de norte a sul do país.

Escute música, cante junto, e tente ao máximo copiar a maneira de pronunciar as palavras. No começo pode parecer difícil, me lembro como se fosse hoje meus primeiros meses na Noruega, no quanto que eu tinha dores no maxilar, na língua e muita dor de cabeça, por tentar pronunciar sons completamente diferentes. Como já mencionei em outro post, nem o a do norueguês é igual ao a do português!

Mas lembre-se: se você não tentar falar, como você vai aprender, não é mesmo? Então não tenha vergonha, cante junto e se divirta!


Artistas e bandas que cantam em bokmål



  1. ASSISTA FILMES, SÉRIES E YOUTUBERS NORUEGUESES


Assistir filmes, séries e youtubers noruegueses é uma ótima maneira de se expor à língua norueguesa, especialmente se você for tímido, sofre de ansiedade e/ou tem dificuldade em conversar com estranhos.

Hoje em dia, praticamente todo mundo passa horas assistindo vídeos no Youtube por semana, então por que não transformar essas horas de “descanso” em um descanso + aula de norueguês ao mesmo tempo?

Procure por assuntos do seu interesse, seja culinária, lifestyle, mecânica, finanças, asmr, moda, maquiagem, etc., aposto que tem alguém fazendo vídeos em norueguês sobre um assunto de seu interesse na internet. Se não souber como começar, faça o seguinte: traduza termos do seu interesse para o norueguês, jogue no campo de busca do Youtube e pronto!

Uma maneira de assistir vídeos e séries em norueguês (e de graça!) é o site do canal estatal NRK. Produções norueguesas estão disponíveis para assistir de qualquer lugar do mundo, e o melhor: é possível colocar legenda em norueguês, o que facilita ainda mais na compreensão. Se você já está na Noruega e você ainda não entende norueguês muito bem, você pode assistir séries inglesas/americanas no site da NRK com legendas em norueguês.

Também há inúmeras opções de streaming pela internet, ou seja, encontrar filmes em norueguês hoje em dia não é tarefa difícil. É só procurar! O importante é se expor à língua de alguma forma.



  1. ESCUTE AUDIOBOOKS/PODCASTS EM NORUEGUÊS


Outra maneira de se expor à língua norueguesa falada é através de audiobooks (audiolivros). Muita gente prefere ouvir audiobooks em vez de ler livros, já que com audiobooks e podcasts é possível fazer outras coisas ao mesmo tempo, como tarefas domésticas, então por que não investir seu tempo nisso?


ONDE ENCONTRAR AUDIOBOOKS EM NORUEGUÊS:

  • caso você tenha cartão da sua biblioteca norueguesa local, é possível baixar audiobooks gratuitamente através do app Bookbites;
  • após uma pesquisa rápida no Google encontrei vários sites com a opção de testar o serviço grátis por um tempo, como o Storytel, Nextory, Bookbeat, Fabel, mas depois do período gratuito é possível adquirir uma assinatura.

Uma dica, caso o seu nível de norueguês seja de um iniciante, é ouvir livros que você já leu antes, assim a chance de você entender é muito maior, pois você já começa com uma sensação de compreender muito mais do que esperado (o que só aumentará a sua autoestima, né?). Outra dica boa é ouvir o audiobook e ter o livro físico em mãos ao mesmo tempo, dessa maneira você pode ir acompanhando a pronúncia das palavras enquanto escuta o nativo falar.



  1. LEIA LIVROS INFANTIS/INFANTO-JUVENIS EM NORUEGUÊS


Caso você seja que nem eu e adora um livro, outra opção é ler livros infantis em norueguês, já que o nível do texto é bem mais simples e o vocabulário é bem mais fácil. Se livros infantis forem muito fáceis pra você, passe para livros infanto-juvenis até se sentir seguro(a) o suficiente para ler livros mais complexos.

Se você já mora na Noruega, não perca tempo e faça logo a sua carteirinha na biblioteca local. Mesmo se você ainda não tiver visto de residência, isso não te impede de se registrar e receber o cartão em casa. Falo isso por experiência própria: assim que me mudei de vez para a Noruega fui na biblioteca e fiz minha carteirinha sem problemas, mesmo sem ter visto de residência ainda. Ninguém pediu nenhum comprovante, acredita? Só na Noruega mesmo, haha! 😛



  1. TENHA CONTATO COM NORUEGUESES/FALANTES DE NORUEGUÊS


Se você já está na Noruega mas ainda está esperando pelo visto, sua vida fica bem restrita ao lar. A Noruega não é um país social como o Brasil, onde você faz amizade facilmente em qualquer lugar. No Brasil, por causa do clima, há muita gente na rua o tempo todo, seja em bares, lanchonetes, há eventos e festas regularmente e é muito fácil entrar em contato com gente que você não conhece.

Na Noruega não é assim. É frio a maior parte do ano e as pessoas passam muito mais tempo em casa. Amizades são feitas em lugares onde as pessoas passam muito tempo juntas, ou seja, na escola, no trabalho, ou uma atividade extracurricular, um hobby, etc. Mesmo se você sair para algum pub, é muito incomum fazer amizade com noruegueses da sua própria faixa etária desse jeito, até porque as pessoas vão juntas em grupinhos, grupos esses que se conhecem desde a creche ou a escola primária. Não é assim que eles do nada vão aceitar um novato na turma, seja esse novato norueguês ou estrangeiro. Isso é algo cultural que é bem estranho para nós, brasileiros, já que puxamos papo com qualquer pessoa, em qualquer lugar, esteja a pessoa sozinha ou acompanhada. 

Já na Noruega, vou ser sincera com você: isso de puxar papo com desconhecido é tão, mas tão incomum, que quando acontece eu penso duas coisas, 1) ou a pessoa viveu muitos anos no exterior e esqueceu que na Noruega não é normal, ou 2) a pessoa possui uma diagnose/ou simplesmente é sem noção mesmo/tem um parafuso a menos. Sad but true. Mas não se desespere!


Mesmo assim é possível conhecer gente, existe algumas arenas onde você pode encontrar noruegueses e treinar a língua, veja só: 



  • TRABALHO VOLUNTÁRIO


Em vários lugares da Noruega é possível participar de uma Frivilligsentral, em português “central de voluntários”, com diversos eventos durante o ano com o intuito de ajudar e/ou reunir pessoas. 

É capaz de na sua cidade a central de voluntários local organizar um språkkafé (encontro em um café para treinar norueguês), qualquer pessoa é bem-vinda, contando que esteja afim de conversar.

Dessa maneira você não só treina seu norueguês, como conhece pessoas novas, não só falantes nativos, mas outros estrangeiros que estão na mesma situação que você. Legal, né?

São 478 centrais pela Noruega inteira, ou seja, há grandes chances de ter uma central bem pertinho de você!  



  • NO CAFÉ LOCAL 


Apesar de ser difícil entrar em contato com noruegueses da sua idade na noite norueguesa, uma maneira de conhecer os locais é frequentar o café local, e de dia mesmo. Mas quando eu digo frequentar, é ir frequentemente, tipo no mínimo uma vez por semana, e, de preferência, no mesmo horário.

Tenho muitos anos de experiência trabalhando em cafés na Noruega e o que eu vejo é que há muitas pessoas solitárias que simplesmente vão para os cafés todos os dias para poder ver gente/ser social

Pode ser difícil e solitário no começo, principalmente se você é uma pessoa tímida, por isso não espere fazer amizade na primeira vez que você for a um café. Quanto mais você frequentar o mesmo lugar, e como mencionado antes, preferencialmente sempre no mesmo horário, mais você vai se acostumar com as pessoas que estão ali, e elas vão também se acostumar com a sua presença, o que torna mais fácil quebrar o gelo e se aproximar depois de um tempo.


Imagem: Skravlekopp.no

A questão da solidão na Noruega é tão extrema que em vários cafés é comum ter uma “skravlekopp”, “caneca da conversa” em português. Geralmente é uma caneca/xícara de cor verde que sinaliza que você está disponível para conversar com um estranho. 



Se você é do tipo que não gosta de ir sozinho em um café, tente criar coragem um dia e leve um livro, um caderno/diário/journal, sei lá, algo pra você passar o tempo, compre um café, um bolo ou qualquer outra coisa gostosa, e se comprometa a passar um tempo por lá, sempre no mesmo dia e horário. Escute as pessoas conversando, sinta o “clima” e simplesmente observe a cultura e o jeito norueguês de ser social. Aposto que, com o tempo, alguém vai se aproximar de você! Não pareça muito desesperado(a) por conversa logo no primeiro dia porque senão você pode acabar assustando em vez de fazer os outros se aproximarem. Vá com calma.

Os cafés são muito frequentados por aposentados, que se encontram todo santo dia para uma dose diária de cafeína e conversa. Se é difícil entrar em contato com gente na faixa dos 20-50 anos, uma coisa eu posso te dizer: não é muito difícil entrar em contato com os aposentados. Por muito deles serem solitários, geralmente eles não perdem uma oportunidade de puxar conversa, até porque muito provavelmente eles viveram naquela cidade a vida inteira, e ao ver você, um estrangeiro na Noruega, aposto que vão ficar curiosos e com o tempo vão se aproximar, principalmente se você der abertura. Por isso acho importante você observar o clima antes, prestar atenção na linguagem corporal dos noruegueses, etc.

Lembro quando comecei a trabalhar no café onde trabalho atualmente, já são vários anos, e no início achei estranho porque muitos aposentados se mostravam bastante interessados em mim, já que eu era uma cara nova no dia a dia deles. Demorou algumas semanas, mas depois de um tempo eles foram se acostumando comigo e cada dia era um que vinha e perguntava de onde eu era, há quanto tempo eu estava aqui, etc. Leva um tempinho, mas os noruegueses mais extrovertidos acabam se aproximando e puxam papo com você.

Eu sou uma pessoa tímida (num primeiro momento) e introvertida assumida, não gosto muito de receber atenção, e por isso achei foi desconfortável no começo. Eu queria trabalhar, poxa, não ficar falando sobre mim, haha! Eu achava que os noruegueses eram frios e distantes, uai! A maioria pode até ser, mas os aposentados… esses adoram conversar, ainda mais se você também mostrar interesse de volta.  

Uma coisa legal é que os noruegueses leem muito, e por saberem que eu sou brasileira, sempre quando eles veem alguma notícia sobre o Brasil eles chegam e comentam comigo, e o assunto rola que é uma beleza!



  • ATRAVÉS DE UM HOBBY


Quais são seus hobbies? Na Noruega é tudo muito organizado, o país é cheio de clubes e/ou grupos que se reunem com um interesse em comum, seja ele qual for. Há grupos para fotógrafos amadores, jogadores de futebol, de handebol, interessados em dança, esqui, natação, tiro ao alvo (seja com armas automáticas ou arco e flecha), tem coral, etc., enfim, opção é o que não falta!

É claro que não é todo lugar que possui todas essas opções ao mesmo tempo, mas procure saber quais as atividades comuns na região/cidade que você mora e junte-se a um desses grupos! Tendo algo em comum fica muito mais fácil puxar papo, né?



  • NA BIBLIOTECA


Pode parecer um lugar estranho para conhecer gente, já que bibliotecas são conhecidas por serem locais silenciosos, mas não!

Pelo menos aqui na minha cidade, numa única vez que eu fui à biblioteca para passar o tempo e não para pegar um livro emprestado, me sentei na seção de revistas e jornais e peguei um jornal qualquer. 

No entanto, minha intenção era ficar sozinha, já que tinha um compromisso dali a pouco tempo, não estava nem um pouco social no dia. Pra falar a verdade, a última coisa que eu tinha pensado em fazer naquele dia era conhecer alguém, porque aqui onde eu moro quase não tem gente, mas não é que tinha um aposentado na mesma seção que eu e que do nada começou a puxar assunto comigo? Me perguntou de onde eu era, há quanto tempo eu morava na Noruega (perguntas básicas que um norueguês faz, então não se assuste), e, assim, do nada, o assunto começou a render. 

Tenho contato com este senhor até hoje, já que vira e mexe ele aparece no café onde eu trabalho e sempre puxa papo. Ou seja, por incrível que pareça, até em biblioteca é possível conhecer gente na Noruega. Vai entender! Engraçado, né? 😀



  • FAÇA AULAS DE CONVERSAÇÃO EM NORUEGUÊS


Bom, outra maneira de treinar o norueguês é fazer aula particular, seja presencial ou online.

O bom de uma aula particular é que você, como aluno(a), contribui de forma ativa no conteúdo das aulas, podendo, assim, direcionar o aprendizado de acordo com a sua necessidade do momento, seja ela vocabulário, gramática, pronúncia, compreensão auditiva, etc. Numa turma com vários alunos você acaba sendo levado(a) para o nível da maioria da turma, ou seja, se você tem mais dificuldade pode acabar ficando pra trás, já se você pega as coisas rápido acaba sendo atrasado por sentir que o ensino não vai na mesma rapidez que você, o que nos dois casos pode ser bem frustrante.

Hoje em dia há muitos apps de ensino de línguas por aí, eu particularmente nunca usei nenhum, por isso não me sinto no direito de recomendar nenhum específico, mas fica então a dica! Procure professores online de norueguês, seja professores nativos ou brasileiros/de outras nacionalidades que já residem no país há muito tempo e possuem um bom nível da língua.

O importante é não ficar em casa sentindo que não vai pra frente no aprendizado da língua, procure gente para conversar, nem que seja online!



CONCLUSÃO


É possível aprender norueguês rápido, em um ou dois anos depois de chegar no país, mas não quer dizer que vai ser tarefa fácil. O seu sucesso no aprendizado de uma língua depende da sua motivação, dedicação e o mais importante: sua exposição à língua.

Lembre-se que quanto mais você escutar a língua e tenta falar, mais rápido você vai aprender norueguês.


Não desista e tente se divertir no caminho, seja com música, filmes, livros, ou batendo papo em norueguês. Caso você não conheça noruegueses, mas tem amigos brasileiros na Noruega, se comprometa a falar norueguês com eles, mesmo se o seu nível for de iniciante e nem que seja só algumas horas por semana. Poucas horas por semana é melhor do que nada.

O importante é começar e não desistir, pois eu te garanto que se você insistir, uma hora você vai falar e muito bem!


Bons estudos e boa sorte!

Posts relacionados

1 comentário

É possível conseguir emprego na Noruega falando só inglês? – Norueguês na Floresta 03/10/2022 - 12:06

[…] procurando emprego. Insista em falar, mesmo com os noruegueses tentando falar inglês com você. Puxe papo com pessoas mais idosas, pois eles têm tempo, já que são aposentados, têm interesse, por muitos se sentirem sozinhos, e […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso continue no site, presumimos que você está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais