Muitos brasileiros sonham em vir para a Noruega e, como muitos possuem cidadania europeia, fica um pouco mais fácil vir e tentar arrumar um emprego.
Grande parte desses brasileiros já domina a língua inglesa, por isso vários deles se perguntam se é possível conseguir um trabalho na Noruega sem falar norueguês, só com o inglês mesmo.
Será que é realmente possível?
Língua inglesa na Noruega
A língua oficial da Noruega é o norueguês, mas se você vem ao país a turismo, você vai perceber que é muito fácil se comunicar em inglês.
Filmes e séries não são dublados e os noruegueses são muito expostos à língua inglesa desde a infância, fazendo com que grande parte da população fale o inglês muito bem. A população mais idosa não fala muito, mas, mesmo assim, muitos entendem bastante.
Sites do governo estão disponíveis tanto em norueguês quanto em inglês, e é muito fácil encontrar informações na língua inglesa aqui, principalmente para turistas.
Então seria muito óbvio pensar que os noruegueses não se importariam em falar inglês, e que deve ser bem fácil arrumar emprego aqui só falando inglês, né?
Contudo, as coisas não funcionam exatamente dessa maneira.
Não vou mentir, pois é até possível arrumar um emprego falando somente inglês na Noruega, mas somente em casos muito específicos.
Por exemplo, caso você seja um mega especialista na sua àrea de atuação, ou seja, você deve ser tão, mas tão foda, que os noruegueses nem se importariam com a língua que você fala, contando que você consiga compartilhar seus conhecimentos com eles.
A verdade é que são poucas oportunidades assim, né? Então as chances de se conseguir emprego na Noruega falando só inglês não são altas!
Mas nem tudo está perdido, pois outra área em que você terá mais chances de conseguir trabalho falando só inglês é a área turística. Eu já vi gente falando só inglês em arenas de esqui, em restaurantes de cidades mais turísticas, etc., mas esses empregos turísticos são geralmente de temporada, ou seja, são por poucos meses, mas ainda assim é uma opção.
Conheci várias pessoas do Leste Europeu que vêm para a Noruega trabalhar por temporada, e depois voltam para seus países. A grande maioria deles falava só inglês, mas alguns deles tinham contratos duvidosos. Por isso fique bem atento(a), pois tem gente aproveitadora em todo lugar e até na Noruega tem empregador querendo se aproveitar do fato de que estrangeiros não conhecerem os direitos trabalhistas noruegueses.
Mas vamos supor que você consiga um emprego desses e fale só inglês, como você acha que vai ser a sua vida no dia a dia, sem falar a língua local?
Querendo ou não você acabará vivendo numa espécie de bolha, por não conseguir compreender a cultura do país em sua totalidade. A língua de uma nação espelha as particularidades de sua população, por isso muita informação valiosa se perde durante a tradução de uma língua para outra. Outro ponto importante de citar é que se você acabar conseguindo um emprego em inglês na Noruega, quanto mais tempo você morar aqui, mais os noruegueses vão esperar que você aprenda a língua norueguesa.
Mesmo você conseguindo um emprego em área turística falando só inglês, principalmente para lidar com estrangeiros, vai chegar um momento, mais cedo ou mais tarde, de você ter que lidar com um cliente norueguês, e muitos noruegueses acham o fim da picada ter que falar inglês no próprio país, como mostrado aqui, aqui, aqui e aqui (use o Google Tradutor porque está em norueguês e as discussões são bem interessantes).
Tente aprender norueguês e os noruegueses vão falar inglês com você
Vamos supor que você conseguiu um emprego na Noruega falando só inglês e agora está com muita vontade de aprender norueguês. Se enganou quem pensou que ia ser tarefa fácil, porque, pasme, os noruegueses adoram falar inglês com estrangeiros! É muita ironia, né? 😅
Vi isso de perto muitas vezes, pois assim que eu me mudei para a Noruega, passei um tempo falando inglês enquanto tentava aprender a língua norueguesa, como é de se esperar. O que eu percebi foi o seguinte: quando eu tentava praticar o pouco de norueguês que eu ia aprendendo, a grande maioria dos noruegueses (perceba, não foram todos, mas foram muitos, sim) parecia não ter paciência e passava rapidamente para o inglês, o que fazia com que eu perdesse a oportunidade de praticar a língua.
Isso aconteceu muitas e muitas vezes, e era realmente algo que me causava muita frustração. Poxa, eu era intercambista na época, meu tempo aqui estava contado, ia voltar ao Brasil em um ano e tinha muita vontade de usar esse tempo para aprender o máximo de norueguês possível.
Parecia que era só um norueguês ouvir que eu era estrangeira para pensar “Yes! Essa é minha oportunidade de usar o meu inglês!”. Tive que insistir muito e não dar o braço a torcer para conseguir aprender a língua. Me sentia remando contra a maré, literalmente.
Esse tipo de situação não acontecia só comigo, era ainda pior com os intercambistas canadenses, australianos, estadunidenses e sul-africanos que conheci aqui. Nós, os brasileiros, pelo menos acabávamos praticando uma língua estrangeira de todo jeito, mas os falantes nativos de inglês se frustravam ainda mais por terem ainda menos oportunidade de praticar o norueguês, já que praticamente todos os noruegueses queriam usar a oportunidade de melhorar o seu próprio inglês com os falantes nativos da língua. Nem um pouco egoísta, né? Ai, ai…
Não me esqueço de quando visitei uma intercambista da América do Norte e fiquei hospedada na casa de sua família hospedeira, composta por noruegueses, já quase no final do nosso ano de intercâmbio. Também estava presente uma outra intercambista, de outro país da Europa, que fazia parte do mesmo programa de intercâmbio, ou seja, nós três havíamos chegado na Noruega na mesma época, sem falar norueguês. Contudo, a alemã e eu já nos comunicávamos somente em norueguês com as pessoas, inclusive com nossas famílias hospedeiras, e nos assustamos ao ver que a família hospedeira da norte-americana ainda se comunicava em inglês com ela. Crianças norueguesas na casa se comunicando bem em inglês com a intercambista, enquanto ela falava bem pouco o norueguês.
Logo depois dessa viagem, fui para outra cidade norueguesa e dessa vez fiquei hospedada na casa de uma intercambista brasileira, que também fazia parte do nosso grupo e havia chegado na Noruega na mesma época que a gente. Ela também já se comunicava só em norueguês com sua família hospedeira, enquanto um outro intercambista norte-americano nosso amigo, também do mesmo programa de intercâmbio, não falava muito norueguês.
Ele aprendeu muito português com a brasileira e ela muito inglês com ele, mas se ele aprendeu muito norueguês durante um ano na Noruega?
A resposta é não, porque os noruegueses querem treinar seu inglês, principalmente com os nativos da língua, e você estrangeiro que se dane. 😅
A hipocrisia disso tudo
Acho isso tudo uma hipocrisia danada, porque depois de alguns anos vivendo na Noruega, os noruegueses esperam e exigem que você fale o norueguês. Mas eles não percebem que, para os estrangeiros falarem norueguês, os próprios noruegueses precisam conversar e incluir os estrangeiros no dia a dia.
Na grande maioria dos empregos com baixa qualificação, como em trabalhos tipo garçom/garçonete, atendente em lojas, caixa de supermercado, em hotéis, etc., é exigido boas habilidades na língua norueguesa ou outra língua escandinava, como dinamarquês ou sueco. O inglês é bônus, mas saber norueguês é imprescindível.
Existe a chance de contratarem estrangeiros que só falem inglês em áreas turísticas da Noruega? Olha, até existe, como já disse antes, mas geralmente eles contratam pessoas que falam outras línguas além do inglês e de sua língua materna.
Os noruegueses preferem contratar quem fala norueguês porque, como mencionado antes, a população norueguesa está cada vez mais idosa e os mais velhos não falam inglês muito bem. Ao mesmo tempo, não é difícil de entender a exigência para com os estrangeiros, imagine você ser norueguês e pedir um táxi aqui na Noruega, o mínimo que você pode exigir é poder fazer o pedido na sua própria língua, né?
Pense aqui comigo, se você for numa lanchonete no Brasil e os atendentes não falassem o português, nem que seja o mínimo, não seria estranho? Pois é.
Também precisamos considerar que, por mais que muitos noruegueses falem inglês, e muito bem, por sinal, não é toda hora que eles estão afim de falar uma língua estrangeira em seu próprio país.
Ou seja, um estrangeiro que fale um norueguês no nível de iniciante, além do inglês, tem muito mais chance de conseguir um emprego do que uma pessoa que só fale inglês na Noruega, percebe?
No fim das contas é um círculo vicioso, você quer aprender norueguês mas os noruegueses querem falar inglês com você, por você ainda não dominar o norueguês muito bem. Ao mesmo tempo é difícil arrumar emprego na Noruega falando só inglês, já que os noruegueses esperam, obviamente, que os estrangeiros residentes na Noruega falem o norueguês.
É como tentar arrumar um emprego no seu próprio país, você só precisa de uma oportunidade para aprender as funções, mas as vagas de emprego só buscam por pessoas com experiência na área. Mas como você vai adquirir experiência se ninguém te dá uma oportunidade para aprender? Difícil, né?
Não tem como acertar. Ser estrangeiro na Noruega não é fácil, e a melhor dica para quem um dia deseja morar na Noruega é aprender norueguês o quanto antes, por mais difícil que isso pareça. Aprenda o máximo que você puder, do jeito que você puder, com quem você puder.
Se você já estiver na Noruega, te aconselho a focar 100% no aprendizado da língua norueguesa, ao mesmo tempo que você vai procurando emprego. Insista em falar, mesmo com os noruegueses tentando falar inglês com você. Puxe papo com pessoas mais idosas, pois eles têm tempo, já que são aposentados, têm interesse, por muitos se sentirem sozinhos, e também têm paciência, já que geralmente não falam inglês.
Aqui compartilhei cinco dicas para aprender norueguês rápido, caso você tenha interesse.
Não desista dos seus sonhos
Se sua vontade é morar na Noruega, não desista, eu acho mais é que você tem que vir mesmo e tentar. Não quer dizer que vai ser fácil, mas também não quer dizer que vai dar tudo errado. Se a gente não tenta, não consegue mesmo!
O que você pode fazer é se preparar o máximo possível. Eu já vi pessoas trabalhando na Noruega sem saber falar norueguês, e se você não se importa com o que os noruegueses vão achar de você, então se jogue na oportunidade, caso ela apareça!
Boa sorte!
Escreva um comentário aqui caso você tenha alguma dúvida sobre aprender norueguês ou sobre a vida na Noruega. Você também pode me contatar aqui.